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Meu novo condomínio logo será cedido pelo incorporador. Eu sou um proprietário de unidade e fui selecionado para servir no comitê de transição, que tem como principal tarefa determinar se o desenvolvedor tem alguma obrigação de fazer reparos no prédio, etc. Quais são algumas coisas que o comitê de transição deveria estar pensando quanto à rotatividade data se aproxima em algumas semanas?
A transição ou rotatividade de sua associação de condomínio é um grande passo na vida de qualquer associação. Felizmente, existem estatutos que geralmente controlam o processo. Digo geralmente porque toda virada de condomínio pode ter fatos específicos que requerem algumas modificações.
O que é transição? Transição é quando o controle da diretoria da Associação muda do controle do desenvolvedor para o controle dos membros não desenvolvedores. Nem toda associação tem um comitê de transição, mas muitas têm. Os papéis desempenhados pelo comitê de transição dependerão muito da própria comunidade. A tarefa primária mais comum para os comitês de transição será uma inspeção das melhorias físicas, incluindo os edifícios do condomínio, estradas, clube e outras amenidades. É importante para um comitê de transição entender que embora um edifício de condomínio e suas melhorias tenham recebido um certificado de ocupação, isso não garante necessariamente que o incorporador construiu o condomínio em conformidade com o Código de Construção da Cidade ou que o condomínio está livre de defeitos de construção.
Às vezes, a inspeção revela problemas que são tão significativos que alguns comitês de transição querem tentar bloquear a rotatividade porque estão preocupados em ficar presos em condições de construção defeituosas. Infelizmente, a lei não permite isso. A lei exige que o desenvolvedor entregue a associação em um prazo especificado e exige a aceitação dos proprietários das unidades.
Os Estatutos da Cidade fornecem proteção aos proprietários das unidades e à Associação recém-entregue. Mais importante ainda, a lei vigente naquele estado estabelece os estatutos de limitação aos quais uma associação de condomínio está sujeita até a data de transição. Isso significa que os desenvolvedores não podem simplesmente esgotar o tempo com a reclamação de defeito de construção de uma associação.
O representante é obrigado a entregar à Associação no momento da rotatividade (ou dentro de 90 dias para certos itens) uma lista de itens conforme estabelecido no estatuto. Esses itens incluem, mas não estão limitados a todas as propriedades dos proprietários da unidade, os documentos que regem, livros de atas de reuniões, registros financeiros da associação, auditoria dos registros financeiros, planos e especificações utilizadas na construção, lista de empreiteiros, subcontratados e fornecedores utilizados na construção, certificados de ocupação, lista do proprietário da unidade, arrendamentos e contratos celebrados pela Associação, e um relatório com o selo de um arquiteto ou engenheiro atestando a manutenção necessária, vida útil e custos de substituição de certos elementos comuns.
A maioria das associações geralmente recebe uma parte dos documentos exigidos, mas não todos eles. Os documentos importantes no contexto de defeitos de construção de elemento comum em potencial são os planos e especificações, lista de empreiteiros, certificados de ocupação e o relatório do profissional de design do responsável sobre a vida útil dos componentes de construção. Esses documentos serão essenciais na investigação de quaisquer defeitos de construção pelo próprio consultor da Associação e na avaliação dessas alegações pelo advogado da Associação.
A Associação tem direitos no que se refere ao empreiteiro geral e subcontratados que são responsáveis pela construção do condomínio. Essas garantias legais geralmente duram três anos a partir da conclusão da obra, embora os defeitos possam se manifestar em uma data posterior. Também existem reclamações por negligência e violação do código de construção que são aplicáveis aos empreiteiros, bem como aos profissionais de design. Se a Associação deseja prosseguir com suas reivindicações contra os empreiteiros ou profissionais de design envolvidos, então deve fazê-lo dentro de quatro anos após a rotatividade da Associação para todos os defeitos que a Associação tinha conhecimento ou deveria ter sabido sobre os defeitos. De acordo,
Além disso, antes de processar qualquer uma das partes em litígio, a Associação deve passar pelo processo de Notificação do também conhecido como Estatuto de Defeitos de Construção da cidade, exige que a associação envie notificação de sua reclamação de defeito de construção aos desenvolvedores, contadores, subcontratados e profissionais de design responsáveis antes de iniciar o litígio.
A Associação precisará contratar um consultor com experiência em trabalhar para associações de condomínio na hora do faturamento. Esse consultor deve pegar a lista de questões identificadas pelo comitê de transição e, em seguida, pela Diretoria e analisá-las como parte de sua avaliação. Eles também pedirão a lista de documentos relacionados à construção do volume de negócios.
A Associação também precisará manter um advogado competente qualificado para lidar com reclamações de defeitos de construção. Existem muitos advogados por aí, mas nem todos obtiveram a Certificação do Conselho pela Ordem dos Advogados da cidade. Portanto, a confirmação de que o advogado possui formação em Direito da Construção é uma forma de garantir a contratação de um especialista nesta área do Direito.