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11/10/2021Clima e cultura organizacional
A cultura organizacional está ligada ao propósito organizacional. Por que fazer seu negócio? o que esperas conseguir? Como seus funcionários ajudarão você a chegar lá de uma maneira em que também possam acreditar?
Criar um ambiente de trabalho sustentável onde os funcionários se sintam engajados, leais e satisfeitos deve ser o objetivo de toda organização.
A boa cultura da empresa gera funcionários que gostam do local de trabalho, do trabalho que realizam e das pessoas com quem trabalham. Sem ele, os funcionários podem se sentir inclinados a levar suas habilidades e conhecimentos para outro lugar.
Mas a cultura de sua organização nem sempre reflete o clima de sua organização. A missão da empresa, as iniciativas de diversidade, os incentivos e as vantagens contribuem para uma boa cultura no papel, mas o clima em seu local de trabalho reflete a cultura que você espera ter? Suas promessas correspondem à sua realidade?
Os termos cultura organizacionais e clima organizacional são muito utilizados, geralmente de forma intercambiável. Mas eles não são a mesma coisa e a distinção é importante.
O que é cultura organizacional?
Simplificando, a cultura organizacional é a identidade da sua empresa. São os seus valores e as normas que surgiram organicamente ao longo do tempo.
Os valores comuns incluem:
- Curiosidade – Abraçar o desejo de estar continuamente aprendendo e crescendo
- Qualidade – avaliando a precisão e pensando logicamente sobre as situações e problemas
- Inovação – Assumir riscos e apresentar novas ideias
- Orientação para resultados – com foco nos resultados e realizações gerais
- Diversidade e inclusão – criando espaço para minorias, mulheres, pessoas com deficiência e outros grupos sub-representações.
Por exemplo, um banco pode ter, o que seria considerado, uma cultura de empresa mais tradicional.
Um banco corporativo é um ambiente estruturado, visto que o setor bancário é fortemente regulamentado por leis bem estabelecidas. O setor bancário é uma indústria antiga, o que sugere que a cultura teve muito tempo para se desenvolver e está firmemente consolidada.
Em um banco, você provavelmente encontrará uma cultura em que se espera que as pessoas sigam os canais adequados e submetam-se à cadeia de comando onde ser experimental em seus métodos e práticas seria menos favorável e onde os membros da equipe apresentassem um rosto calmo e cortês para o cliente de forma a transmitir confiança e fiabilidade.
Por outro lado, uma empresa como uma startup de tecnologia tende a ser mais colaborativa e desestruturada – onde a ruptura, a inovação e o empreendedorismo não são apenas bem-vindos, mas também incentivados. Conflitos disruptivos, ideias selvagens e tradições desafiadoras podem até ser um valor-chave em sua cultura. Todos, desde o presidente da empresa até o estagiário mais novo, podem se comunicar lateralmente e casualmente.
Encontrar funcionários que correspondam aos seus valores e exibam comportamentos naturais adequados às suas metas organizacionais é a chave para a elaboração de uma cultura organizacional construída em torno do que é mais importante para o seu negócio.
Como a pandemia pode mudar a cultura da empresa
Desde a eclosão do COVID-19, muitas convenções de locais de trabalho foram revogadas. Muitas pessoas estão trabalhando em casa indefinidamente, mudando a maneira como interagimos com nossos colegas de trabalho, gerentes, liderança e como estruturamos nosso trabalho. Nossa ideia de equilíbrio trabalho / vida foi recalibrada.
Sua empresa pode dizer que valoriza a diversidade – mas seus grupos sub representados se sentem incluídos? Todos os lugares à mesa são equitativos? É um lugar importante para avaliar se o clima organizacional reflete a cultura que você pretende promover.
Definindo Clima Organizacional
O clima organizacional é a forma como as pessoas vivenciam o ambiente de trabalho. Como é trabalhar lá? Como as pessoas se sentem quando operam nessa cultura? Como as condições de negócios, as decisões de gerenciamento e as ações de liderança afetam o clima geral? Quando você considera a experiência coletiva de todos os talentos da organização, está avaliando o clima.
As oscilações de receita, por exemplo, podem afetar o clima sem mudar a cultura. Se você trabalha para uma empresa construída em torno de uma cultura de processos e eficiência e, em seguida, a receita cai, a solução provavelmente seria dobrar na melhoria de processos e eficiências isso pode significar cortes em outras áreas, consolidação de responsabilidades ou aumento da carga de trabalho.
Como resultado, os funcionários podem começar a ficar ressentidos ou desanimados porque seus bônus foram cancelados, colegas de trabalho foram demitidos ou perderam certas regalias ou benefícios. Nesse cenário, a cultura permaneceu a mesma, mas o clima mudou.
Se sua empresa tem uma iniciativa de diversidade e inclusão, quantas pessoas de grupos sub representados você realmente contratou? Que posições eles ocupam?
Quantas dessas pessoas ocupam cargos gerenciais ou de liderança? Uma coisa é ter uma equipe diversificada, mas se cada grupo não for representado em todos os departamentos e em todos os níveis, o clima realmente reflete o valor que sua organização afirma como parte de sua cultura?
Sua organização pode ter diversidade, mas você não pode deixar de incluir a inclusão.
Como o Coaching Impacta o Clima
Uma parte importante da promoção de um clima organizacional que seja representativo de sua cultura organizacional é por meio de líderes que incorporam esses valores e os exibem ao longo de seu trabalho. Uma mudança de mentalidade de gerente para coach ajuda os líderes não apenas a demonstrar os valores organizacionais, mas também a ouvir o que está acontecendo em todo o local de trabalho e ajuda a promover e construir um clima onde os funcionários se sintam vistos, ouvidos e apoiados em seu caminho para alcançar o desejo da cultura.
Problemas que surgem com a cultura organizacional
Os problemas de cultura organizacional surgem quando a cultura existente é prejudicial para atingir os objetivos de negócios ou realizar o estado ideal da organização.
Por exemplo, uma empresa de tecnologia onde a cultura é colegial, colaborativa e acadêmica e onde comportamentos impetuosos, autônomos ou agressivos são desencorajados pode ser um lugar envolvente para gerentes despreocupados e engenheiros de produto discretos trabalharem.
No entanto, o mundo da tecnologia é altamente competitivo e disruptivo e, embora internamente uma empresa de tecnologia como essa possa florescer, eles podem se ver despreparados para lidar com os concorrentes caracteristicamente mais agressivos e ousados do setor.
Outras desvantagens da cultura organizacional incluem:
- Pode se tornar muito arraigado, dificultando a adaptação ou mudança
- Isso pode levar ao ostracismo os funcionários que não acham que se encaixam ou fazer com que as pessoas se isolem dos colegas de trabalho com os quais não conseguem se relacionar
- Podem formar cliques ou preconceitos
- Pode tornar difícil para os funcionários apresentarem oportunidades de melhoria ou expressar preocupações
Problemas de clima organizacional
Os problemas de clima organizacional surgem quando você não está prestando atenção. Em empresas que parecem relativamente saudáveis, a administração tende a seguir em frente e manter o status quo. No entanto, muitas organizações são vulneráveis a problemas que aumentam lentamente porque não estão sintonizadas com a experiência diária.
Pode ser um problema de comunicação e mensagem, insatisfação geral com a liderança e as decisões de negócios ou falhas estruturais e procedimentais mais profundas que fomentam a frustração e prejudicam o engajamento e a satisfação.
É uma boa ideia que os líderes empresariais mantenham o controle da organização, por assim dizer, e não se deixem surpreender.
Pesquisas com funcionários são uma boa maneira de obter uma noção mais ampla dos pensamentos predominantes dos membros da equipe, e os resultados da pesquisa podem servir como um trampolim para programas em torno de maior transparência, maior colaboração, melhor alinhamento de talentos ou maior potencial para abordar questões de negócios.
Pesquisas com funcionários podem abordar várias áreas diferentes, todas as respostas / resultados fornecem uma imagem mais clara de como os funcionários estão motivados. As áreas que a pesquisa pode abranger são:
- Sentimentos e crenças individuais
- Se os funcionários se sentem devidamente representados e vistos
- O quão bem a liderança demonstra e promove os valores da empresa
- Se os funcionários têm os recursos e suporte de que precisam
- Como os funcionários se adaptam aos seus gerentes e membros da equipe
- Quaisquer preocupações, sugestões ou ideias adicionais em aberto
- Ao tomar medidas para garantir uma cultura positiva e um clima saudável, a gestão pode levar a empresa adiante e realizar a manutenção preventiva necessária para maximizar os resultados do negócio.
Entre em contato conosco possui as ferramentas e experiência para identificar e corrigir problemas de cultura e clima dentro de sua organização.